terça-feira, 2 de agosto de 2011

Crônica de Dea Januzzi no Jornal Estado de Minas - "Cao de olhos amarelos."

Esta é a história do Lobo, publicada no Jornal Estado de Minas de domingo - 31 de julho. Ainda estamos em busca de uma família especial que o adote...
Franklin - Núcleo Fauna de Defesa Animal - NFDA
__________________________________________________________________________________
Coração de mãe » Cão de olhos amarelos
Déa Januzzi - dea.januzzi@uai.com.br
EM - 31/07/2011
 

Ela sempre teve constrangimento em partir em defesa de cães, gatos e outros animais domésticos que hoje invadem os apartamentos das grandes cidades. Cães e gatos humanizados, sendo tratados com festas particulares de aniversário e lembranças de ossinhos de ouro para ofertar aos convidados. Ela não acha que um cão ou um gato deva ganhar mais afeto e direitos do que uma criança, mas o fato é que a vida urbana fez com que as pessoas se apegassem a um animal de estimação. Sei lá, se vazio ou solidão.

Tudo bem, porque todos sabem que a companhia de um cão para um idoso, por exemplo, é acolhedora. Um animal de estimação pode elevar o astral da casa e o espírito dos donos, como ocorreu com a lhasa apso Frida, que se tomou de amores pela velha senhora de 90 anos. Frida passou a protegê-la, não saía de perto da cadeira de balanço e rosnava para quem ousasse se aproximar abruptamente da velha senhora.

Ela sempre foi contra os exageros, como pôr sapatos nas patas dos cães quando vão passear nas ruas, vesti-los com roupas estranhas, parecidas com as de seus donos, e uma série de detalhes que dá arrepios, inclusive dormir na mesma cama que o animal.

A história de um cão abandonado, porém, arranhou os seus brios. Ela queria, de qualquer jeito, levá-lo para seu apartamento na cidade, adotar o cão de olhos amarelos. Ele recebeu o nome de Lobo, porque ninguém sabe o verdadeiro, e chegou há meses num condomínio da região de Sabará. Apesar da rejeição inicial, o cão ficava um dia na entrada de uma casa, em busca de alimento e afeto. Quando o morador viajava ou vinha para a capital, ele procurava outra casa para matar sua fome. Mas ninguém queria assumir os cuidados com o cão.

Lobo acabou arranjando abrigo na casa de uns jovens que o adotaram informalmente, mesmo sem condições e tempo para cuidar dele. O território de Lobo era o da porta da casa para fora, não obteve permissão para entrar, pois não sabiam se o cão estava doente ou não. Mas Lobo venceu todas as barreiras, inclusive a da rejeição de outros moradores do condomínio. Certo dia, um deles pôs Lobo no carro e o abandonou lá para os lados de Ravena, a 15 quilômetros de distância.

Guerreiro, Lobo percorreu os 15 quilômetros de volta até o condomínio. Voltou e se deitou exausto na varanda da casa. Emocionou a todos por sua garra e senso de orientação. Ele não precisou de bússola, de carro, de ônibus ou de carona. Disparou de volta. Enfrentou a noite, a BR-381, os caminhões na estrada, passou por outros animais mortos e descansou feliz na varanda.

Aquele cão valente descongelou os sentimentos dela, tocou emoções adormecidas. Ao voltar para BH, ela iniciou uma peregrinação pelas ongs que se dedicam aos cachorros abandonados, até chegar a Franklin Oliveira, de 42 anos e que há 30 se dedica à defesa dos animais. Desde criança, esse anjo da guarda dos animais é voluntário de uma causa que atualmente ganha visibilidade com a internet. Em sua casa, Franklin tem 67 cães e gatos abandonados que alimenta e mantém os animais, com o próprio salário, a ajuda de amigos e de parceiros sensíveis à proteção dos animais.

Convivendo diariamente com animais abandonados, vitimas de maus- tratos e até de crueldade, Franklin vê frequentemente cães serem jogados no  Rio Arrudas para que não consigam voltar para casa. Já viu cenas de perversidade com cães, gatos e outros animais.  Ele faz a sua parte e só pede às pessoas que tenhammais amor à vida por si próprios e pelos  seus  semelhantes.

Se vc não puder adotar um dos nossos protegidos, albergue provisoriamente, ou apadrinhe um deles.  


"Há quatro coisas que não voltam atrás:a pedra atirada,a palavra dita,a ocasião perdida e o tempo passado" 


Um comentário:

verinhabhz disse...

Boa noite Franklin, amigo não conhecia seu blog só hoje pude ler e sentir o amor a coragem o carinho e a garra que vc tem pelos animais. tbm amo os animais.amigo estou emocionada por tudo que vi aqui vc é um herói parabéns por tudo que faz pelos animais que Deus te dê em dobro tudo de bom acima de tudo saúde para continuar esse trabalho maravilhoso.quero muito ser sua amiga.. Franklin no meu perfil do Facebook postei la uma feira de adoção que acontecera agora em Setembro se vc se interessar me adiciona la verinhabh te conto mais detalhes ok..aguardo sua resposta..mais uma vez parabéns obrigada por fazer tao bem aos nossos anjinhos inocentes..abraço Vera

Postagens populares