terça-feira, 23 de novembro de 2010

Texto da amiga Sueli para o concurso "Mineiros de Ouro"

Nossa amiga Sueli, engenheira, participante do curso de extenção da secretaria de Meio Ambiente "BH Itinerante", escreveu este lindo texto para o concurso "Mineiros de Ouro" do portal DZAÍ. Valeu Sueli!!! Obrigado pela indicação e pelo carinho.
Por favor acessem e deixem comentários
http://www.dzai.com.br/leli/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=39974

Notícias
Minas

Mineiros de Ouro – "Franklin com um quê de Francisco"
Determinar as parcelas de tempo e dinheiro que irá distribuir entre as suas necessidades e as dos seus animais não é tarefa fácil para Franklin Oliveira, que não pensa duas vezes quando o assunto é salvar algum animal em perigo. Há 10 anos como servidor público em Belo Horizonte, sendo dois deles na secretaria de meio ambiente, Franklin desenvolve trabalhos na área de educação ambiental. As suas atividades junto aos animais já completaram a marca de 30 anos.
Foi assim que, durante uma visita orientada no bairro Granja de Freitas, o monitor do curso de extensão da prefeitura não teve dúvida ao ver um casal de jumentinhos em condições precárias e abandonou seu posto por alguns instantes para reverter o futuro cruel dos pobrezinhos. Foi até o proprietário e resgatou os dois por R$650,00, dinheiro que já estava comprometido com a compra de ração e remédio para os outros 60 bichos que tem em casa. Agora, José e Maria, assim batizados por ele, estão temporariamente em um “hotel”, o que lhe gera mais despesas, enquanto aguardam algum fazendeiro para adotá-los e levá-los para um lugar maior.
Esta é apenas uma história das muitas na bagagem do nosso herói, acostumado a encontrar na porta de casa um gatinho, ou um punhado deles, uma cadelinha ou até mesmo um passarinho, deixados por pessoas que sabem que dali a ajuda virá com certeza.
Uma das atividades triviais para Franklin é o resgate de cães no Ribeirão Arrudas. Para isso conta com a eventual ajuda dos Bombeiros e voluntários. Mas não se intimida quando a ajuda não aparece: coloca suas botas emborrachadas, desce ao leito do ribeirão e vai sozinho à busca do animal. Diz que é uma das suas tarefas mais difíceis porque os animais, cansados e assustados, têm medo e fogem dos seus salvadores. Após os resgates outra batalha se trava, pois cuidar dessa “gente” toda não é fácil. Muita barriga para alimentar, muita sujeira para limpar, muito remédio para ministrar e, quando sobra um tempinho, banho na moçada!

A colaboração de veterinários e defensores é imprescindível. Depois de tratados, limpos, vermifugados e castrados, os animais são preparados para serem doados na “Feira do Melhor Amigo” que Franklin mesmo promove e que acontece em diferentes bairros de Belo Horizonte.
Um detalhe importante é que todos têm nomes escolhidos por Franklin que, orgulhoso, mostra as fotos e narra as aventuras que cada um viveu até estar em porto seguro. Infelizmente, alguns não resistem aos maus tratos. Mas são poucos.
E assim, Franklin vai colecionando histórias e amigos, ajudando a gente a refletir que ainda há gente assim, com um jeitinho de São Francisco. Felizes das pessoas e dos animais que cruzam o caminho deste mineiro de ouro! As pessoas podem conferir seu trabalho e conhecer (e adotar) os animais através de seu blog: www.franklineumassim.blogspot.com ou falar diretamente através do (31) 9676-0099. A ajuda é sempre bem-vinda!

2 comentários:

Carolls disse...

Ei Franklin, eu sou prima da Sueli, e tb postei no meu blog!
Tomara que tenha sorte e consiga mta ajuda para seus cachorrihos!

http://www.dicasporai.com/2010/11/animais-de-estimacao-em-adocao-em-belo.html

Abraços!

Franklin é um Assis disse...

Valeu Carol!
Já está dando resultado sim. Recebi o contato de três pessoas que vão ajudar.
Muito obrigado!

Postagens populares